Institucional

História

A Entidade Mantenedora Goulart e Gonçalves LTDA foi criada em 2006 e teve como mantida, desde então, a Instituição de Ensino de Nível Técnico e Profissionalizante. Ao longo do período de 15 anos, a vivências de verificação de carência de vagas, demanda e oportunidade, fizeram amadurecer o propósito de abarcar também outros níveis de ensino. A cidade de Ouro Preto, por sua característica de polo educacional, inspira desde sempre pela busca de uma oportunidade também neste nicho de ensino superior.

A educação global e a realização profissional e pessoal seguem juntas ao longo de toda a vida. A demanda por ascender a patamares mais avançados no sistema de ensino é visível na sociedade brasileira. Essa ampliação de aspirações decorre, não apenas da urbanização e modernização, consequência do crescimento econômico, mas também da crescente valorização da educação como uma estratégia de melhoria de vida e de empregabilidade.

Os jovens que concluem o Ensino Médio aspiram melhores padrões de vida e emprego; por outro lado, a demanda para o ensino superior parte também de segmentos já inseridos no mercado de trabalho que aspiram melhoria salarial e social e precisam ter o domínio de habilidades que permitam assimilar e utilizar, produtivamente, recursos novos tecnológicos em acelerada transformação.

Constatou-se uma lacuna cultural e intelectual do egresso do Ensino Médio que vai para o curso superior, e por essa razão, faz parte desta proposta tentar diminuir essa lacuna, buscando sempre a adequação do currículo frente à demanda do mercado de trabalho

As origens

minas, black gold, city-3653148.jpg

Rua Direita, No Centro Histórico de Ouro Preto.

Vista para o Colégio, na Av. Juscelino Kubitscheck, Vila Itacolomi, Ouro Preto – MG

Vista para o centro histórico de Ouro Preto.

Para identificar quais cursos seriam viáveis e necessários para atender à demanda profissional e educacional, foram elaboradas pesquisas no mercado de trabalho e nas comunidades escolares. Os resultados destas pesquisas subsidiam os Planos de Cursos e a organização didática neles consubstanciados.  Para isto, uma equipe, composta da direção da escola, dos pedagogos e docentes, debateu, analisou e pesquisou acerca das áreas apontadas, registrando e finalmente elaborando a documentação ora apresentada.

A equipe coordenadora do projeto estudou diversos temas tais como: formas de gestão compartilhada para a vivência da prática do planejamento participativo, novas organizações dos tempos e espaços numa perspectiva de formação de cidadania e avaliação a serviço da aprendizagem.

A localização geográfica da Faculdade Vila Rica- Politécnica favorece o deslocamento de alunos residentes em cidades próximas, para tornar seu sonho profissional em realidade. Pelo menos 7 cidades com demanda provável de interessados estão a menos de 60 km. São elas: Mariana, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Ouro Branco, Congonhas.

Também, a existência de duas grandes Instituições Públicas na Cidade, UFOP e IFMG, colaboraram para impulsionar a vinda de estudantes de locais mais distantes, posto que saberão que haverá condições de moradias compartilhadas com vagas disponíveis.

A estrutura comercial, de transporte e lazer, em grande parte com atenção para o público estudantil, é característica evidente da cidade de Ouro Preto. Sendo certo que a oportunidade de atração de mais este público de estudantes, incrementará a economia local.

A região caracteriza-se, ainda, pela sua história de economia sustentada pela mineração. Fator este que, certamente, favorece o interesse de empresas e seus funcionários em aproveitar a oportunidade de qualificação em uma Instituição que veio para acolher o volume de pessoas que não pode ser absorvido pelas poucas vagas ofertadas no ensino público superior.

Este mesmo aspecto, qual seja, o de oportunidade de absorção de um maior número de interessados pelas vagas do nível superior, pode favorecer também ao nativo (ouro-pretano), que, embora devesse ser o maior beneficiado quanto às oportunidade de acesso à educação local (em uma análise literal), tem encontrado barreiras de diversas ordens, que demorarão a ser superadas pelas vias atuais de seleção do ensino público.

A história desta instituição nasce antes da sua fundação, já que traz a vivência de seus membros, dos seus colaboradores com o seio educacional. Não poderia ser outro o resultado das experiências que nos foram proporcionadas ao longo da trajetória profissional com a educação. Já são, em verdade, mais de 30 anos dedicados a colaborar com o processo de aprendizado.

Não se limitará a Faculdade Vila Rica a uma ou outra área do saber em específico, pois, sua orientação foi e será pautada em observações concretas de necessidades do mercado e do interesse do público ao qual se propõe a atender. Sendo assim, as áreas inicialmente escolhidas refletem o perfeito momento regional de interesse, seja pelo setor público ou privado, quanto a disponibilidade de mão de obra futura, bem como do público estudantil que sonha com um futuro profissional valorizado.

O momento que se inaugura é de extrema importância para todos, incluindo-se aqui a sociedade brasileira que recebe uma instituição que quer alcançar o patamar de excelência junto aos seus.

Objetivos

A partir do diagnóstico e dos objetivos levantados através da realização do Planejamento Estratégico Participativo, foi possível delinear os objetivos e metas a serem alcançadas pela Faculdade Vila Rica. Pretendemos alcançar 100% destes objetivos, em quatro anos, a partir do ano de 2021:

Manter alterações sistemáticas no regimento interno, adequando-o à modernidade.

Garantir que o Plano de Carreira para os Docentes seja efetivamente uma forma de valorizar os profissionais da Instituição.

Ampliar, sistematicamente, o acervo da Biblioteca proporcionando o acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa.

Ampliar e modernizar recursos de apoio pedagógicos e tecnológicos de qualidade, viabilizando o fomento à pesquisa.

Perseguir os quatro pilares da ONU para a Educação, Ciência e Cultura: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser.

Elaborar novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, desenvolvendo instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

Atualizar professores quanto à revolução digital para o aprimoramento da prática pedagógica; abrindo caminho para a Educação à Distância, incorporando-os ao processo pedagógico.

Consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e outras.

Demonstrar consciência da diversidade, desenvolvendo valores ambientalmente responsáveis e sustentáveis e de respeito às diferenças de natureza ambiental.

Estrutura e Organização

De acordo com o Regimento da Faculdade Vila Rica, a estrutura organizacional da Faculdade Vila Rica é composta por órgãos órgãos normativos, consultivos, deliberativos, executivos e suplementares. Órgãos Normativos, Consultivos e Deliberativos da Faculdade:

Órgãos Normativos, Consultivos e Deliberativos da Faculdade:

  • Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE); 
  • Conselhos e Colegiados de Curso;
  • Comissão Própria de Avaliação. NAPA;
  • Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao aluno (sub-órgão-SEBBA- Setor de Bolsas e Benefícios ao aluno) (sub-órgão-Assistência Social) NDE;
  • Núcleo Docente Estruturante NUCE;
  • Núcleo de Convênios e Estágios (sub-órgão- Sistema de Gestão de Estagiários);
São Órgãos Executivos da Faculdade:
 
  • Diretoria-Geral; 
  • Diretoria Acadêmica; 
  • Divisão de Administração Acadêmica; 
  • Coordenação dos Cursos.

São Órgãos Suplementares da Faculdade:

 
  • Núcleo de Tecnologia de Informação;
  • Biblioteca;
  • Clínicas;
  • NUPI (Núcleo de Práticas inclusivas);
  • Ouvidoria;
Os Órgãos Suplementares são regidos por regulamentos próprios, aprovados pelo Conselho Superior.